fbpx
Estabelecimentos Lifestyle Suplementos

Saiba como colocar o metabolismo a seu favor para perder peso

Written by Michel Correa

Emagrecer alguns quilos é uma tarefa difícil para muita gente, por isso buscar estratégias que colaborem na busca desse objetivo é sempre bem-vinda, afinal não basta apenas entrar em déficit calórico, que significa gastar mais energia do que se consome, é de extrema importância ter qualidade em tudo que se come.

A nutricionista da Care Club, Fernanda Barbosa, explica que para começar na busca da perda de peso o ideal é fazer um exame de bioimpedância, que utiliza a corrente elétrica para determinar o percentual de gordura, massa magra (músculo) e água no corpo, dessa forma é possível calcular uma média de gasto calórico de acordo com as medidas do paciente.

“Para quem quer ir ainda mais fundo existe a calorimetria, que pode ser realizado através de um cálculo preciso de quantas calorias seu organismo gasta em repouso total, o que é chamado de taxa metabólica basal. Esse exame costuma ser muito utilizado para atletas e é feito medindo o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico”, diz a nutricionista.

Combinação de estratégias é fator decisivo para acelerar o metabolismo

Segundo a nutricionista o ideal é que pessoas saudáveis e que tenham continuidade em uma alimentação equilibrada acrescentem na rotina atividades físicas regulares, mesmo em baixa intensidade, e estejam sempre atentas a qualidade do sono e estresse, algo que tem relação direta com a perda de peso, pois ambos liberam o cortisol que, desregulado, pode acarretar diversas alterações no organismo, principalmente na imunidade.

“Em relação a alimentação o ideal é consumir mais alimentos termogênicos, como pimenta, cafeína e gengibre, já que eles colaboram no gasto calórico. O aumento na ingestão de proteínas também é indicado, elas fazem o organismo ter um maior esforço metabólico, no que chamamos de efeito térmico dos alimentos promovendo assim a queima de gordura.”

Mesmo com as estratégias, o indivíduo pode sofrer em algum momento do efeito platô, que acontece quando o corpo ‘se acostuma’ com a restrição calórica e se adapta para economizar energia. “Por esse e outros motivos o acompanhamento com um especialista é essencial. Caso isso aconteça, a nutricionista irá buscar novas estratégias para alinhar o objetivo com o que o corpo melhor irá responder”, diz Fernanda.

About the author

Michel Correa

Paulista de 44 anos, agile consultant e product manager.
Corredor de maratonas nas horas vagas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: