fbpx
Dicas de Saúde Estabelecimentos

Prática de exercícios físicos traz benefícios essenciais para a melhoria da saúde das mulheres

Written by Michel Correa

Médica ressalta que há ganhos diversos na qualidade de vida e condicionamento físico, mas também na prevenção de doenças e controle dos sintomas da menopausa

Após a realização da Copa do Mundo de futebol feminino e em tempos de diversas outras competições femininas em evidência, a cardiologista infantil e médica do exercício e do esporte do Hospital Edmundo Vasconcelos, Silvana Vertematti, explica que a prática frequente de exercícios físicos possui diversos benefícios para a saúde da mulher. Os exercícios ajudam a compor uma vida mais saudável, na composição de um melhor condicionamento físico e em questões ligadas à qualidade de vida.

“Os exercícios são decisivos para as questões metabólicas, no controle da gordura corporal e visceral e também no controle da glicemia, fortalece os ossos e músculos, melhora o condicionamento cardiopulmonar e físico e ajuda para a melhora das habilidades motoras e na coordenação. Mas os benefícios vão além e também se refletem na melhoria do sono e de aspectos emocionais”, afirma ela.

Para as mulheres ainda há benefícios relacionados à prevenção de doenças e à melhoria na qualidade de vida em períodos específicos como a menopausa. “Com o fortalecimento de ossos, os exercícios ajudam a prevenir e controlar a osteoporose, uma doença com grande incidência no sexo feminino, principalmente nos exercícios de resistência muscular. Além disso, o exercício físico ajuda a combater os sintomas da menopausa e colaboram para a melhoria da qualidade de vida da mulher”, ressalta a médica, destacando que os exercícios podem atuar como um tipo de remédio inclusive para doenças crônicas.

Outro benefício significativo dos exercícios físicos diz respeito à fase da adolescência das mulheres. “O exercício melhora a sociabilização, a qualidade de vida, os padrões de ansiedade, muito comum nessa faixa etária, prevenção da obesidade e, principalmente no caso dos exercícios resistidos, para a prevenção futura da osteoporose. A prevenção começa nessa fase que é quando o cálcio no osso é adicionado para o resto da vida”, descreve.

Mas qual é o tipo de exercício físico mais adequado para cada tipo de pessoa e com qual frequência? Segundo a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é praticar um mínimo de 30 minutos diários de atividade física de moderada a vigorosa intensidade para adultos e no mínimo 60 minutos diários para crianças e adolescentes. “O ideal é na composição do tipo de exercício se mesclem os exercícios chamados de resistidos, como pilates, treino funcional ou musculação, por exemplo, com os treinos aeróbicos, como corridas, natação, bicicleta e outros esportes. É importante que, nos extremos da vida, como as crianças e adolescentes e os idosos, façam sempre as atividades físicas sob supervisão de um profissional de educação física”, alerta a profissional.

Os exercícios aplicados de maneira correta ajudam na perda de peso e manutenção do peso ideal, além do ganho de massa muscular que evita doenças como a osteoporose e os ganhos de flexibilidade ajudam para a garantia de um condicionamento físico ideal.

Os exercícios, segundo Silvana, devem ser orientados em relação à frequência, intensidade, tipo, tempo de atividade e de doses corretas de acordo com o perfil de cada pessoa. “Para quem não tem tempo ou possui outras limitações algumas atividades leves podem ser praticadas como caminhadas, yoga, dança, pilates e hidroginástica. Por isso, a orientação médica é de grande importância”, finaliza.

Sobre o Hospital Edmundo Vasconcelos

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde – Hospitais, conquistado por três anos consecutivos, 2017, 2018 e 2019.

Site: www.hpev.com.br

About the author

Michel Correa

Paulista de 44 anos, agile consultant e product manager.
Corredor de maratonas nas horas vagas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: