fbpx
Marcas Provas Treinos

Dicas para correr sua primeira maratona com segurança

Written by Michel Correa

A distância de 42km é almejada por muitos atletas, mas é preciso mais do que apenas vontade para completar uma prova como essa

Enquanto muita gente não faz nem ideia de qual é a distância de uma maratona, outros sonham e vivem para esse objetivo diariamente. Bárbara Danc é uma dessas pessoas, ela trabalha com marketing e foi uma das convidadas da Fila para o projeto Maratona. Praticante do esporte há 5 anos e com algumas meias maratonas no currículo, decidiu que daria o próximo passo justamente na época da pandemia e foi obrigada a pausar o sonho, mas agora junto ao treinador Guilherme Gil e os especialistas da Care Club, está focada em conquistar a distância com segurança e saúde.


Pensando em atletas amadores como Bárbara, conversamos com o médico do esporte da Care Club, Guilherme Dilda para entender, em relação a questão da saúde, se existe hora certa para encarar a distância, entre outras questões.

Para Guilherme antes mesmo de enxergar se chegou a hora de correr a primeira maratona, é preciso entender qual é o objetivo para tal. “A ideia é terminar ou finalizar com seu máximo rendimento? Pessoas que desenvolvem boas habilidades em distâncias mais curtas tendem a se preparar para corridas mais longas, mas nem todos tem esse objetivo, outros atletas vão em busca da conquista de um desafio pessoal. De qualquer forma, por ser uma prova que exige alta demanda física e metabólica, a sugestão é que seja realizada pelo menos após um bom período de treinos, de forma a garantir que a pessoa esteja preparada para o desafio.”

Além de um bom alinhamento no treino, o acompanhamento e avaliação do médico do esporte, permitirá uma melhor capacidade do desenvolvimento do potencial fisiológico do atleta, identificando fatores de risco que podem minimizar o risco de lesões e problemas clínicos, auxiliando nos processos recuperativos e propondo ações preventivas que convergem para uma maior longevidade esportiva e um constante processo de ganhos em termos de aptidão física que, sem sombra de dúvida, se refletirão em saúde e rendimento ao corredor.

Do lado do treinador, Guilherme Gil fala sobre os mesmos pilares que Dilda. “Para se ter um bom resultado em uma preparação para uma maratona, existem três pilares que devem estar alinhados: treino, alimentação e recuperação. De 12 a 16 semanas é feita uma periodização de todo o processo e é claro, contar com uma equipe multidisciplinar é de extrema importância.”

O médico do esporte confirma a importância do trabalho 360 para a prova. “É muito importante acrescentar um bom treino de força, de forma a capacitá-lo a suportar melhor a carga de treinos. Destaco ainda a importância de um plano alimentar e de suplementação, entendendo que durante as diferentes fases de treinamento para uma maratona, diferentes serão as necessidades nutricionais e quanto mais alinhado você estiver em relação às suas necessidades energéticas, melhor será seu rendimento. Por último, programar estratégias de recuperação (sono adequado, dias de descanso, sessões de recovery) são fundamentais para permitir que o corpo esteja sempre preparado para a próxima sessão de treinos.”

“É importante ressaltar que cada corpo terá uma resposta única para os treinamentos. É através do rendimento dos treinos e do auxílio dos testes fisiológicos, como o teste ergoespirométrico, que será possível saber um ritmo ideal de prova, sem quebrar ou ficar muito lento e a corrida se estender de maneira desgastante”, explica. Dilga.

Lembre-se, quanto mais seguro você estiver, melhor será seu nível de fadiga durante a prova. O médico do esporte alerta também que todos os passos que serão realizados durante a prova tenham sido testados em treinos, principalmente nos longos, para garantir que o corpo esteja adaptado a essas estratégias e o treinador Guilherme Gil acrescenta: “curta o processo, o atleta enfrentará dias onde tudo dará certo e ele não deve se empolgar com isso, afinal também chegarão outros que não sairão como a gente espera e para eles não podemos desanimar.”

About the author

Michel Correa

Paulista de 43 anos, agile consultant e product manager.
Corredor de maratonas nas horas vagas.
Embaixador Centauro Esportes

%d blogueiros gostam disto: