fbpx
Reviews

Vaporfly % 2: Impressões da 1ª vez usando o tênis de placa de carbono da Nike

Written by paulaspantoja

Oi galera! Eu de novo por aqui! Olha, é o seguinte, eu NUNCA havia testado um tênis de placa de carbono, pois achava que não era rápida o suficiente para tal peripécia (ouvi dizer que você sente mais efeito se corre abaixo de um pace de 5′ mas não sei se é verdade, o mito ficou de todo jeito)

Crédito: Foto de Arquivo pessoal

Bom, depois de muito conversar com especialistas (no caso, @iuryzamarian e Ricardo Amorim), optei por “investir” nesse tênis.

Quando cheguei na loja, só fiz colocar no pé e verificar se era meu número, colocar na caixa, pagar e correr para trabalhar.

Para começar, sobre as características do tênis:

Entresola com tecnologia Zoom X, alinhado com uma placa de carbono que acompanha todo o tênis, de acordo com o tamanho (a versão anterior, tinha um tamanho fixo da placa, independente do número do calçado)

O cabedal é mais respirável comaprarado ao vaporfly 1, e muito parecido com a versão do alphafly (aquela do Kipchoge)

Tênis mais largo, adaptando e abraçando o pé ao mesmo tempo.

E um acolchoado perfeito na parte do calcanhar, que sentia falta no pegasus turbo 2!

Comecei a correr com ele meus 17km de treino da semana, e na hora notei o impulso que ele gerava, como se fosse uma mola! Inclusive, empolguei e no 2º e 3º km fiz logo 4’29” e 4’36” respectivamente hahaha.

Fui tentando controlar o ritmo, mas até na subida do cavalo (alô frequentadores da USP de sábado), o ritmo não caiu para baixo de 5′. Fui me esforçando para manter um ritmo forte e mesmo quando morri no km 12 e 13, ele não deixou a peteca cair e continuou impulsionando e inclusive mantive uma cadência mais alta do que o normal! Fiz uma pausa breve de 2 minutos para beber água na assessoria e corri os últimos 4km com batimento cardíaco mais alto e sem perder o ritmo, com a responsividade que ele proporcionava ao pisar no chão, tanto com o meio pé, quanto com parte do calcanhar.

Ao terminar, exaurida após o esforço pois queria fazer uma grande estréia, estava ali no relógio: baixei em 3 minutos se comparado a um treino feito na mesma distância há 2 semanas! Fiquei em choque com a informação e sem dores no tornozelo, joelho ou qualquer parte do corpo.

Veredicto final:

Acho que vale a pena, se você já é intermediário ou avançado na corrida e busca performance. A tecnologia ajuda sim, ainda mais alinhada com a constância dos treinos, e digo mais, o valor investido é diretamente proporcional à perfomance esperada!

O único contra é que a sola já teve um pequenino (beeem pequeno) desgaste, provando que é um tênis para ser usado em treinos específicos e principalmente provas de corrida (se essas voltarem logo, né). Além do valor alto, né! Mas você paga por exatamente aquilo que recebe, alta tecnologia, alinhada com desenvolvimento de uma melhor performance.

Vou demorar até falar dele de novo, pois guardarei para os longos mais próximos da minha prova alvo no 2º semestre (se acontecer)!

É isso, encantada, chocada positivamente e apreensiva pelo valor investido!

About the author

paulaspantoja

Deixe uma resposta

%d