fbpx
Reviews

Nike Alphafly Next% após 200 kms rodados, vale a pena?

Written by iuryzamarian
AlphaFly
Credito: Imagem de arquivo pessoal

O Nike Air Zoom Alphafly NEXT% ficou mundialmente conhecido em 2019, após o maratonista Eliud Kipchoge, correr os 42.195m em 01h59m40s. Na epóca, Eliud utilizou, o que até então, era um protótipo, que logo em seguida, resultou no tênis de corrida mais rápido que a marca já fez.

Muito se falou sobre o tênis, como a cápsula de Air Zoom se comportaria, qual seria sua durabilidade, e é por isso, que resolvi criar essa publicação.

Ontem, dia 30/05/2021, bati a marca de 200kms acumulados, em praticamente 7 meses de uso, e com isso, me sinto seguro para trazer aqui, uma análise de como o tênis se comportou, tanto na questão prática (correndo com ele), quanto na questão de durabilidade e conservação.

Print do Treino
Credito: Foto de arquivo pessoal

Começo então pela parte prática

Ao longo desses 200kms, realizei praticamente todos os tipos de treinos com o Alphafly. Foram longos, ritmados, tiros e inclusive, uma maratona.

Ao calçar o tênis pela primeira vez, a sensação é estranha, pois é fácil perceber a existência da cápsula de Air Zoom no solado. Mas logo nas primeiras passadas, já é possível “esquecer” sua existência e sentir seus benefícios.

O Alphafly é um tênis extremamente confortável, leve e responsivo. Para se ter uma ideia, em diversas vezes durante um treino, preciso diminuir minha velocidade. Pois meu ritmo acaba ficando acima do proposto, mesmo tendo minha sensação de esforço sob controle.

Em outras palavras, acabo fazendo menos força, para atingir um ritmo mais rápido, o que certamente, é resultado da combinação entre placa de carbono, espuma responsiva (Zoom X) e a cápsula de Air Zoom.

Depois desses 200kms, considero o Alphafly, um tênis excelente para treinos longos e ritmados, que são justamente os treinos os quais o venho utilizando.

Vamos agora falar um pouco do estado de conservação do Alphafly.

Por ser um tênis de preço elevado, temos que nos atentar não somente ao benefício que ele nos proporciona durante a corrida, mas também, à sua durabilidade.

Vou deixar algumas fotos feitas hoje, para que ao invés de somente ler, você possa também ver o estado do Alphafly depois de 200kms acumulados.

Começando pelo solado, nota-se que mesmo após 200 quilômetros, seu estado permanece praticamente intacto, apenas com alguns desgastes na lateral, devido ao meu tipo de pisada.

Desgaste AlphaFly
Crédito: Foto de arquivo pessoal

Outra foto da condição da Espuma ZoomX.

Credito: Foto de arquivo pessoal

A parte dianteira, que conta com uma estrutura emborrachada, também permanece praticamente sem alteração.

Algumas ranhuras na parte lateral do tênis. O que é normal, devido ao constante impacto com o solo.

Credito: Foto de arquivo pessoal

As cápsulas de Air Zoom também permanecem intactas.

O cabedal permance intocável.

Crédito: Foto de arquivo pessoal

Assim como a parte dianteira do cabedal, onde temos o Atomknit (parte que parece uma redinha)

Crédito: Foto de arquivo pessoal

Atomknit visto de dentro, que mostra o quanto o tênis é respirável e confortável

Crédito: Foto de arquivo pessoal

E “biquinho” do tênis também permanece sem nenhum tipo de rachadura ou descolamento

Crédito: Foto de arquivo pessoal

Minha opinião após esses 200kms…

Como todos sabem, o Alphafly Next% é um tênis que tem um valor de venda relativamente alto. Mas, após esses 200 kms rodados, posso dizer que esse preço se justifica.

O tênis conseguiu alinhar 3 tecnologias diferentes (Placa de Carbono, Espuma Zoom X e Cápsula de Air Zoom). O que no começo parecia too much, mas acabou se tornando uma combinação impecável.

Além de ser um tênis extremamente tecnológico, ele se mostrou ser também, um tênis durável e que mesmo após 200kms, ele permanece praticamente novo.

Logo, aplicando a seguinte equação:


X= (Tecnologia + Durabilidade)/Preço

Posso dizer que X é igual a “vale o investimento”.

Continuarei usando o Alphafly e assim que bater 400kms, volto aqui para atualizar sobre seu estado de conservação e se os benefícios tecnológicos continuam a serem sentidos.

Crédito: Foto de arquivo pessoal

Um abraço e bons treinos!

  • Conforto
  • Forma
  • Fricção reduzida
  • Absorção de impacto
  • Apoio
  • Estabilidade
  • Retorno de energia
4.2

About the author

iuryzamarian

%d blogueiros gostam disto: