fbpx
Provas

30 dias para a Maratona mais bonita do Brasil

Written by Michel Correa

Faltam apenas 30 dias para a 14ª edição da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR. O encontro está marcado para o dia 24 de setembro e as inscrições seguem abertas até o dia 15 de setembro no site do Sesc PR (https://www.sescpr.com.br/maratona/) ou quando completar o número de vagas. Os atletas têm a oportunidade de ingressar no Ranking Brasileiro de Maratonistas, pois a prova possui pérmit ouro conferido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A experiência de participar de um evento esportivo grandioso como esse não é apenas para quem percorre os 42,125 km. Além da maratona individual, têm a maratona revezamento (duplas, na qual cada atleta percorre 21 km) e a corrida de 11,5 km. No total são 3.400 vagas e podem participar atletas nas seguintes categorias: Cadeirante, Atleta com Deficiência (AcD), Elite feminina e masculina, Comerciários e Faixa etária masculina e feminina. As inscrições variam de acordo com categoria e tipo de prova.

Confirmados

Grandes nomes do atletismo brasileiro estão confirmados para a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR. Franck Caldeira, medalhista de ouro da maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e campeão masculino da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu em 2022, confirmou presença nesta edição. “Aprendi muito com a Maratona de Foz. Um resultado que muito me alegra e faltava em meu currículo. Uma experiência incrível correr e vencer os desafios dos 42 km de uma prova linda”, afirmou o atleta de elite.

Quem também estará na elite masculina será o triatleta Bruno Matheus. O curitibano estreia na maratona, mas para ele o percurso não é novidade, afinal, já participou de cinco provas de Iroman – a maior prova do triahlon com percursos de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida – e tem boas expectativas para Foz do Iguaçu. “Acabei de fazer uma meia maratona aqui em Curitiba, com bom tempo, então a expectativa é positiva”, disse Bruno.

Sobre o desafio da altimetria da prova, o triatleta afirma estar acostumado. “Gosto de treinar subidas e descidas, sou um atleta que não gosta de ficar em plano. Por ser triatleta tenho um corpo mais fortalecido comparado a um corredor e isso me traz uma certa vantagem. Mas, é a primeira maratona e com essa boa premiação que o Sesc oferece acredito que vão comparecer grandes atletas”, destaca.

Também estão confirmadas a mineira Maria Zeferina Rodrigues Baldaia, que já venceu a São Silvestre e a Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte, ambas em 2001, e a atual campeã da elite feminina da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, Simoniely Lilian Kovalczuk Serathiuk, de Maringá (PR).

A prova

Para participar de qualquer uma das provas é obrigatório apresentar atestado médico específico para a atividade física, sem restrições, emitidos após 24 de setembro de 2022. Essa é uma das preocupações da organização do evento para com a saúde dos atletas, que durante a Maratona podem completar a prova no tempo máximo de seis horas e assim desfrutar de toda a segurança, infraestrutura e atendimento médico.

A 14ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu é uma iniciativa do Sesc Paraná, integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e da Prefeitura de Foz do Iguaçu, com apoio do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu e Região e da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) de Foz do Iguaçu e promoção da RPC.

Inscrição

Somente pelo site www.sescpr.com.br/maratona até o dia 15 de setembro ou no momento que for atingido o número máximo de participantes.

About the author

Michel Correa

Paulista de 44 anos, agile consultant e product manager.
Corredor de maratonas nas horas vagas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: