fbpx
Provas

Com recorde, Josphat Kiprotich vence a Maratona do Rio / Michelob Ultra

Written by Michel Correa

O queniano completou o percurso de 42Km em 2:13:29. Entre as mulheres, a vitória foi da etíope Zinash Debebe, com 2:36:00. Festival chega ao fim envolto em elogios

A 21ª edição do festival Maratona do Rio chegou ao fim neste domingo, 11 de junho, deixando lembranças inesquecíveis na memória dos cerca de 40 mil amantes das corridas de rua que viveram todas as suas maravilhas. No caso do queniano Josphat Kiprotich e da etíope Zinash Debebe, as memórias serão mais que especiais por terem vencido a prova de 42K Maratona do Rio / Michelob Ultra. Além da vitória, Josphat Kiprotich concluiu o percurso em 2:13:29, batendo o recorde da prova por 2 segundos e somando, aos 50 mil reais de premiação para cada vencedor, o bônus de 20 mil reais.

Antigo recordista dos 42K na Maratona do Rio, Justino da Silva não completou esta edição, e o melhor brasileiro na prova foi Altobeli Santos da Silva que está iniciando sua jornada em maratonas após uma trajetória de sucesso nas pistas de Atletismo, onde foi medalhista de ouro pan-americano e finalista olímpico nos 3.000m com Obstáculos. Altobeli Santos da Silva alcançou a 4ª colocação com 02:19:53:

“A prova foi bem complicada para mim. Esperava um pouquinho mais, mas infelizmente não tive perna para acompanhar os líderes quando eles saíram. Do quilômetro 35 em diante eu já comecei a sentir dor, mas isso faz parte. É minha terceira maratona e acredito que sou muito jovem ainda neste meio, ainda tenho muito para aprender e experiência para ganhar. Cada prova é um aprendizado”, contou Altobeli, que concluiu com uma avaliação positiva do evento: “O cenário da Maratona do Rio é muito bonito, além de ser uma prova bem estruturada. A organização toda está de parabéns”.

Na prova feminina, a etíope Zinash Debebe cruzou a linha de chegada com 2:36:00, mais de um minuto acima do recorde estabelecido em 2022 pela sua compatriota Kebebush Yisma Zewode Mariam (2:34:33). A brasileira que terminou na melhor colocação, 3º lugar com 2:46:40, foi Amanda de Oliveira, ex-recordista da prova de 21K da Maratona do Rio:

“Nos últimos dois meses eu senti um pouco de medo, de receio, porque hoje foi a minha estreia em maratonas. E a estreia não poderia deixar de ser aqui, porque eu tenho uma relação muito boa com o Rio de Janeiro. A torcida é incrível, a cidade é maravilhosa, ano passado eu fui a campeã dos 21K da Maratona do Rio. De todas as provas que já corri no Brasil, nenhuma tem a emoção, a paisagem e a alegria contagiante da Maratona do Rio”.
 

Como se não bastasse o percurso que atravessa maravilhas urbanas, como Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Moderna e Museu Histórico Nacional, e naturais, como as praias do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo, os corredores da Maratona do Rio / Michelob Ultra (42K) foram motivados ao longo do trajeto pelo carnavalesco ritmo de Bloco das Tubas, Bagunço, GG Bloco, Cordão do Boitatá e Sinfônica Ambulante. Após o término da prova, o som ficou por conta do palco Maratona com Arte, com Toni Garrido e SIBC. Esta atmosfera cativante do festival Maratona do Rio foi uma das características destacadas pelo Secretário de Esportes e Lazer do Estado, Rafael Picciani:

“A Maratona do Rio está cada dia mais incorporada ao calendário da cidade, para turistas e atletas amadores e profissionais. É um dos grandes eventos que nós temos, principalmente por este clima familiar e pela organização espetacular. É um evento que permite que todos desfrutem de esporte, qualidade de vida, saúde e da beleza natural maravilhosa da cidade do Rio de Janeiro”.

Diretor da Spiridon e sócio-fundador da Maratona do Rio, João Traven demonstrou satisfação com o sucesso obtido pela edição de 2023 e já está de olho no futuro:

“Esta foi a sua melhor edição de todos os tempos. Contamos com uma equipe de organização muito grande e com a ajuda dos órgãos municipais. O clima ajudou bastante e tivemos quebras de recordes em várias distâncias, incluindo na aguardada prova de 42Km. Que venha 2024”.

Jued Andari, Diretor de Esportes da Dream Factory, seguiu com palavras no mesmo tom:

“Essa edição foi especial! Teve sol, teve recorde e teve muito entretenimento. Nosso objetivo é oferecer uma experiência completa para os amantes da corrida, dentro e fora das pistas.  E a Casa Maratona, a Expo e o Village entregam exatamente isso. É muito gratificante ver pessoas do mundo inteiro aqui, respirando essa energia e vivenciando a essência do festival”.

Voltando às provas esportivas, o domingo de festival ainda promoveu a Prova de 10K / Raízen, e o complemento do Desafio Cidade Maravilhosa / Águas do Rio, que consiste em correr os 21K no sábado e os 42K no domingo. Na Prova de 10K / Raízen, o brasileiro Fabio Jesus venceu com o tempo de 28:55: “É minha segunda vez no festival Maratona do Rio. Ano passado me sagrei campeão da prova de 5Km e hoje, com este tempo maravilhoso, fui campeão dos 10Km. Meu treinador deve estar pulando de alegria”. Entre as mulheres, a vitória ficou com a colombiana Laura Morales, que fez o tempo de 35:20: “A cidade do Rio de Janeiro é linda demais. Vivo aqui há algum tempo e estou muito feliz por poder participar deste grande evento. Mais ainda por conseguir o recorde da prova”.

Veja, abaixo, os cinco primeiros colocados e os respectivos tempos das categorias masculina e feminina da Maratona do Rio / Michelob Ultra (42K) e da Prova de 10K / Raízen.

MARATONA DO RIO / MICHELOB ULTRA (42K) – MASCULINO

JOSPHAT KIPROTICH (QUÊNIA) 02:13:29

SAMWEL KIPTOO (QUÊNIA) 02:14:15

BENSON KARAMEKA (UGANDA) 02:17:31

ALTOBELI SANTOS DA SILVA (BRASIL) 02:19:53

JOSE FELIX SANCHEZ (ARGENTINA) 02:21:55

MARATONA DO RIO / MICHELOB ULTRA (42K) – FEMININO

ZINASH DEBEBE (ETIÓPIA) 02:36:00

THOROTHY KIPTANUI (QUÊNIA) 02:40:27

AMANDA APARECIDA DE OLIVEIRA (BRASIL) 02:46:40

JESSICA LADEIRA SOARES (BRASIL) 02:52:04

SOLANGE MARIA MARIANO (BRASIL) 03:12:08

PROVA DE 10K / RAÍZEN – MASCULINO

FABIO JESUS (BRASIL) 28:55

WASHINGTON LUIZ CHAVES (BRASIL) 31:20

GLEISON DA SILVA SANTOS (BRASIL) 31:29

JULIANO DE ARAUJO (BRASIL) 31:47

WILLDEBERG CLAUDINO DOS SANTOS (BRASIL) 31:59

PROVA DE 10K / RAÍZEN – FEMININO

LAURA MANOELA ESPINOSA MORALES (COLÔMBIA) 35:20

LARISSA MARCELLE MOREIRA QUINTÃO (BRASIL) 35:32

MIRLENE DA SILVA SANTOS (BRASIL) 36:07

GLAUCIELE DE OLIVEIRA DE SOUZA (BRASIL) 36:42

GABIRELA TARDIVO (BRASIL) 37:47

RESULTADOS ATUALIZADOS DE SÁBADO (10/06)

MEIA MARATONA DO RIO / CLARO (21K) – FEMININO

NELLY JEPCHUMBA (QUÊNIA) – 01:11:46

JENIFER NASCIMENTO (BRASIL) – 01:15:46

VALDILENE DOS SANTOS SILVA (BRASIL) – 01:16:39

LARISSA MARCELLE MOREIRA QUINTÃO (BRASIL) – 01:16:40

SUZANE DE ARAUJO MARTINS (BRASIL) – 01:17:18

MEIA MARATONA DO RIO / CLARO (21K) – MASCULINO

GEOFFREY YEGON (QUÊNIA) – 1:03:26

JOHNATAS DE OLIVEIRA CRUZ (BRASIL) – 01:03:28

KENNETH KEMBOI (QUÊNIA) – 01:03:31

GUSTAVO BARROS DE SOUZA (BRASIL) – 01:05:31

GIOVANI DOS SANTOS (BRASIL) – 01:05:34

PROVA 5K / RAÍZEN – FEMININO
 

GRAZIELLE ZARRI (BRASIL) – 17:10

REJANE ESTER BISPO DA SILVA (BRASIL) – 17:30

UHURU FIGUEIREDO ROCHA (BRASIL) – 18:47

VITORIA REZENDE AMARO GOMES (BRASIL) – 19:45

JAQUELINE FERNANDES (BRASIL) – 20:01

PROVA 5K / RAÍZEN – MASCULINO

ANDRÉ ALBIERI (BRASIL) – 15:18

JOSUÉ PEDOCCHI DE ANDRADE (BRASIL) – 15:30

JOÃO PEDRO ENCARNAÇÃO DE AMORIM (BRASIL) – 15:32

HELINTON DA SILVA LOUREIRO (BRASIL) – 15:48

OJANIO DOS SANTOS (BRASIL) – 15:50

A Maratona do Rio 2023 conta com Patrocínio Master das marcas Raízen e Cosan, Águas do Rio, Michelob Ultra e Claro, essas duas últimas marcas por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. Também são patrocinadores a New On – Grupo Prevent Senior e XP. A marca esportiva oficial é a adidas, o hidratador oficial Gatorade. Os apoiadores são água mineral Prefeitura do Rio, Minalba, e coparticipação Sesc RJ. O evento conta ainda com a parceria do Shopping Leblon como shopping oficial e da Polar, relógios oficiais da prova, Spid, Yup Star, Mil Geradores e Metrô Rio. Transmissão Oficial ESPN. Os parceiros de mídia são RÁDIO MIX FM, KALLAS MIDIA OOH, Eletromidia e BandNews. A Maratona do Rio é uma produção da Spiridon e Dream Factory.

Sobre a Maratona do Rio
 

A Maratona do Rio é um Festival de Corridas de Rua que recebe milhares de participantes e a média de 40 mil corredores gera significativo impacto positivo no setor de Turismo da cidade. A edição de 2023 ocorre de 8 a 11 de junho e sua programação esportiva inclui provas nas distâncias de 5k, 10k, 21k, 42k e o Desafio (21k em um dia e 42k no outro). Para além do “pé no asfalto”, a Maratona do Rio conta com uma série de atividades culturais no projeto Maratona com Arte, com destaque para a exposição urbana #MaratonaParade, que espalha cores e vida pela cidade através de esculturas em forma de tênis gigantes pintadas em grafite. Há de se destacar ainda os espaços situados na Marina da Glória, como a Casa Maratona, que abriga a loja oficial do evento, e a Arena Maratona com Arte, que receberá shows de música e outras ações durante o Festival.

About the author

Michel Correa

Paulista de 44 anos, agile consultant e product manager.
Corredor de maratonas nas horas vagas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: