fbpx
Estabelecimentos

Diabetes: Médico vai correr 100KM na esteira para levantar doações

Written by Michel Correa

Desafio será sábado 04/06, às 8h, na Care Club Itaim

Neste sábado, 4 de junho, comemora-se o centenário da aplicação da primeira dose de insulina, com sucesso, em um diabético. No entanto, ainda hoje os casos dessa doença não param de crescer. São 463 milhões de diabéticos no mundo, duas vezes a população do Brasil. E para começar a virar esse jogo é preciso reduzir o sedentarismo.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 150 minutos por semana de exercícios já são suficientes. Pensando nisso, Alberto Elias Ribeiro David, de 26 anos, que acaba de se formar em Medicina e é diabético desde a infância, criou o Movimento 100 Diabetes, na plataforma Catarse (financiamento compartilhado). Alberto vai correr 100km na esteira, acompanhando por uma equipe multidisciplinar da Care Club Itaim, e vai pedir doações para o Instituto Correndo pelo Diabetes e para o Ambulatório de Diabetes da UNIFESP, que podem ser feitas na Catarse.

“É a luta contra o sedentarismo para mudar a saúde por meio da atividade física”, destaca o profissional. A meta é arrecadar R$ 100 mil . 

Essa será a primeira vez que Alberto vai correr 100km direto na esteira. Seu recorde é de 60 km. Para aguentar firme no Movimento 100Diabetes, ele vem se preparando desde janeiro, quando idealizou a ação. 

“Tenho seguido uma rotina alimentar extremamente calculada, com acompanhamento médico diário. Há uma equipe multidisciplinar lutando por este sonho. Além disto, tem toda a parte mental do desafio: serão 11 horas na esteira, correndo. Mas estou correndo por um sonho: mudar a saúde das pessoas com diabetes no Brasil – e quem sabe um dia, no mundo”,  argumenta.

O desafio vai começar às 8h na Care Club Itaim, na zona sul de São Paulo. Ele será acompanhado por uma equipe multidisciplinar formada pelo endocrinologista Ricardo Rienzo, os médicos do esporte Gustavo Magliocca e Rafaella Sinisgalli; o treinador Thiago Parra, a nutricionista Yana Glaser e os fisioterapeutas Natália Febrini, Bianca Professiori e Thiago Kawamura.  Durante a corrida, serão feitos alguns exames de sangue, controle glicêmico, medida de lactato e corpos cetônicos e avalição de hidratação.  E quem quiser acompanhar Alberto no local, as portas da Care Club estarão abertas.

Além da Care Club, a FILA apoia o Movimento 100Diabetes. A marca esportiva criou a campanha “Compre & Doe”. Durante todo o mês de junho, 5% do valor de cada produto da Linha Running (calçados, vestuário e acessórios) vendidos exclusivamente no site da marca também será revertido para o Movimento 100 Diabetes.

Alberto foi diagnosticado com diabete Tipo 1 aos 5 anos. “Meus pais, médicos, sem ter certeza do porquê uma criança de 5 anos fazia xixi na cama, resolveram fazer uma bateria de exames, e o resultado foi  diabetes”, lembra  (confira os tipos de diabetes abaixo).

Link para as doações: Movimento 100 Diabetes (catarse.me)

Tipos de Diabete

– Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.

– Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.

– Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.

– Outros tipos são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos. Podem ser defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística etc.); induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos etc.).

SERVIÇO MOVIMENTO 100DIABETES

Data: 04/04/22

Horário: entre 8h e 19h 

Local: Care Club Itaim – Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 341 – São Paulo/SP – 

Sobre a Care Club

Fundada em 2010 pelo médico do Esporte Gustavo Magliocca e os fisioterapeutas Renan Malvestio e Cássio Siqueira, a Care Club oferece serviços inovadores para a manutenção da saúde por meio de planejamento individualizado que contempla atividade física, fisioterapia, alimentação e atendimento médico preventivo. São 13 unidades (dez em São Paulo, uma em Piracicaba, uma no Rio de Janeiro e uma em Porto Alegre) e mais de 280 especialistas na saúde do exercício e do esporte. A Care Club já atendeu mais de 30 mil clientes pelo País, entre atletas amadores, profissionais e praticantes de atividade física de todos os níveis.

About the author

Michel Correa

Paulista de 44 anos, agile consultant e product manager.
Corredor de maratonas nas horas vagas.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Esporte para Todos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading