fbpx
Marcas Press Release

ASICS celebra o Dia Mundial da Corrida com ação especial na ONG AEC Kauê

Written by Michel Correa

Marca realiza treino de corrida para elevação da mente e organiza mutirão para fortalecer projeto social que promove a inclusão de jovens no esporte

O primeiro dia de junho começou com comemoração do Dia Mundial da Corrida (Global Running Day) pela ASICS, grande incentivadora e apoiadora do esporte no Brasil e no mundo. Nomes ligados à marca, como os embaixadores ASICS, corredores do time ASICS FrontRunner Brasil, além de jornalistas foram convidados para conhecer o projeto social “Correndo Para o Futuro”, da ONG AEC Kauê. Apoiada pela ASICS, a ONG recentemente inaugurou uma pista de atletismo em parceria com a marca, qualificando ainda mais o treinamento e desenvolvimento dos jovens do projeto. O Global Running Day, data celebrada anual e globalmente, visa incentivar corredores de todas as idades a compartilharem sua paixão pelo esporte, mobilizando marcas e pessoas de diferentes idades a se dedicarem a algum tipo de atividade que envolva a corrida. 

A manhã fria e chuvosa não desanimou os convidados, que iniciaram o evento com uma corrida de exatos 15:09 minutos ao lado de jovens do projeto e apoiadores da AEC Kauê. O tempo preciso tem fundamento. Segundo recente pesquisa global e inédita da ASICS, a State Of Mind Index, este é período suficiente de atividade física para se alcançar a “elevação da mente”. 

Outras atividades seguiram movimentando a pista da AEC Kauê, como um revezamento entre convidados de todas as idades e perfis – dentre eles atletas ASICS de alta performance como Andreia Hessel (a “Carroça”) e Valdilene dos Santos, a Nininha; e Victor “Mini Bolt”, jovem atleta revelação da ONG, combinando diversão e o compartilhamento de muitas perspectivas distintas do esporte. 


Crédito: George Gargiulo

“A corrida representa muito para mim porque foi uma porta que se abriu e que mudou minha vida e da minha família, possibilitando ajudar o próximo como meus colegas de equipe. Com o apoio da ASICS e de todos, estamos evoluindo bastante. O projeto também significa muito para mim porque vem mudando minha vida. Desde quando eu entrei, a cada dia, eu venho crescendo, tentando melhorar, competir mais e trazer bons resultados, além de dar muito orgulho para o meu treinador, que está ao nosso lado todo dia, correndo pela gente, fazendo de tudo para que tenhamos um futuro junto com o projeto”, afirma Victor “Mini-Bolt”.

Aos 18 anos, “Mini-Bolt” já pode ser considerado um “iniciante experiente”. Com experiências em provas de rua e competições por todo o Brasil, o corredor – cujo apelido é autoexplicativo – já foi convocado para defender a Seleção Brasileira de Atletismo, inclusive na companhia de outros jovens da instituição, como o jovem corredor Kauê, também de 18 anos, que recebeu esse nome em homenagem ao projeto. 

Após o momento focado no movimento do corpo, o evento abriu espaço para as mentes criativas e solidárias entrarem em ação, organizando os convidados em diferentes grupos para compor um mutirão voluntário, que teve como propósito entregar melhorias a alguns espaços da ONG AEC Kauê, como pintura de um mural especial no local, personalização do novo pódio na pista, melhorias da academia, doação de cestas básicas e computadores. 

“Além da importância do esporte na elevação da mente das pessoas, com sua série de benefícios à saúde e às formas de encarar a vida, é muito gratificante ver essa junção como uma ação social. São dois pilares que constroem uma sociedade melhor daqui para frente, afinal esses pequenos, que estão correndo tão bem, são nosso futuro. Foi um evento lindo e estou muito feliz de participar”, conta Michelle Rodrigues, ASICS FrontRunner e integrante do projeto ASICS Lume Club 2, que visa dar mais enfoque à presença das mulheres na corrida.

A ASICS também promoveu um espaço de reflexão. Com convidados do calibre de Wanderlei Oliveira, Gisa Olivieira, os jornalistas especializados Sérgio Xavier e Roberta Palma e Fran Kauê (criador da ONG e do projeto “Correndo para o Futuro”), uma roda de conversa no local da pista trouxe discussões relevantes sobre a importância do esporte na vida das pessoas, em especial dos jovens, por conta de seu poder transformador e capaz de mudar vidas para sempre – como foi o caso de Fran, uma lenda da corrida de rua brasileira e mundial.

“Estamos construindo uma corrente do bem com o projeto ‘Correndo Para o Futuro’, apoiado pela ASICS Brasil. Ficamos muito felizes com essa parceria, que é sólida há dois anos, e esperamos conseguir transformar o mundo durante muito anos ainda. As crianças são o futuro de nosso País, e não é um clichê. Precisamos fazer com que elas se envolvam e tenham o compromisso de transformar a sua vida e, consequentemente, mudar a vida de seus familiares, e, sucessivamente, a vida em torno da sua comunidade”, relata Fran.

Crédito: George Gargiulo

Neste mesmo dia, a ASICS ainda lançou o Desafio 15:09 em sua plataforma Runkeeper, onde ficará disponível até 30 de junho, incentivando a todos a realizarem pelo menos 15:09 minutos de atividade física diária em prol do bem estar do corpo e da mente. A hashtag oficial do desafio é #LiveUplifted.

Sobre a ASICS  

Kihachiro Onitsuka fundou a ASICS em 1949 para realizar seu desejo de cuidar e fortalecer a juventude do Japão através do esporte e assim, contribuir para o desenvolvimento da sociedade. A ASICS defende e acredita na filosofia fundadora de “Anima Sana In Corpore Sano (mente sã em corpo são)”. Este propósito de marca representa o desejo de que pessoas de todo o mundo vivam vidas saudáveis e felizes, tanto no corpo quanto na mente, além da atenção constante em desenvolver esforços que visam preservar um ambiente sustentável.

No campo da sustentabilidade, o uso de materiais reciclados e de baixa emissão de CO², bem como de fontes de energia renovável, ajudam na meta da ASICS de reduzir a emissão de CO² para 63% em todas as operações diretas e da cadeia de suprimentos até 2030. Entre as iniciativas ambientais globais com as quais a empresa se comprometeu estão a RE 100, que prevê o uso exclusivo de energia renovável em suas atividades, e o The Fashion Pact, que visa mitigar a mudança climática, restaurar a biodiversidade e proteger os oceanos.
 

A ASICS também está permitindo que atletas em todo o mundo vejam, pela primeira vez, o impacto do movimento em suas próprias mentes. Usando uma combinação de tecnologia de escaneamento facial e coleta de dados de autorrelato, as pessoas serão capazes de capturar o impacto do esporte em 10 métricas emocionais e cognitivas – incluindo confiança, positividade, calma e foco – para ver como diferentes esportes impactam como pensam e sentem. A plataforma, chamada Mind Uplifter™, já está disponível aqui.

Buscando sempre incentivar o esporte como ferramenta transformadora do corpo e da mente, a ASICS oferece tecnologia inteligente para contribuir com a construção de uma sociedade na qual as pessoas estejam mais envolvidas com o esporte, um elemento importante para longevidade, saúde, atravessar as fronteiras nacionais, culturais e unir o mundo. Para mais informações, acesse o site da marca.

About the author

Michel Correa

Paulista de 43 anos, agile consultant e product manager.
Corredor de maratonas nas horas vagas.
Embaixador Centauro Esportes

%d blogueiros gostam disto: