fbpx
Estabelecimentos Tecnologia Treinos

Teste de lactato: descubra o seu pace perfeito

Written by Michel Correa

Avaliação ajuda atletas a conhecerem seus limites e irem ainda mais longe no esporte

Crédito: Care Club

Atletas que buscam atingir seus limites no esporte estão sempre à procura de novas estratégias de treinos, suplementação e as mais diversas ferramentas para atingir seus objetivos como os testes ergoespirométrico, Vo2 e de lactato, o qual vamos falar hoje.

Osmar Camelo, Fisiologista da Care Club, respondeu algumas questões sobre esse teste que faz muita diferença na performance do atleta e na conquista de bons resultados.

O que é o teste de lactato e como é feito?

O teste de lactato, como o próprio nome diz, analisa a concentração do lactato no sangue. O lactato é um dos produtos da quebra de glicose e sua concentração sanguínea aumenta à medida que produzimos mais energia de forma anaeróbia (sem necessidade de oxigênio). 

Fazemos o teste coletando pequenas quantidades de sangue retirado do dedo ou do lóbulo da orelha do paciente. 

Pra que ele serve?

O teste é uma ferramenta bastante útil para a determinação de um ritmo sustentável, mas também podem ser feitos para avaliação da capacidade glicolítica do atleta, para definir protocolos de recuperação entre esforços intensos, para monitoração de fadiga – em conjunto com outros biomarcadores (como a glicemia). Enfim, existem diversas utilidades que um teste de lactato pode ter. É preciso definir qual o melhor protocolo em conjunto com o atleta e seu treinador.

O que é a curva de lactato?

É um dos protocolos mais usados na ciência esportiva, um teste incremental em que se coleta o sangue para análise ao longo de estágios, assim conseguimos observar a dinâmica de concentração do lactato sanguíneo em diversas intensidades. A curva de lactato é uma das formas de encontrarmos os limiares fisiológicos que servem de base para o treinamento esportivo. 

Quanto tempo demora para saber o resultado?

Ele é praticamente instantâneo, pois na Care Club usamos um aparelho portátil, o Accutrend Plus, mas existem diversos tipos de protocolo para se realizar um teste de lactato. 

Quais os benefícios que esse teste pode trazer para o atleta amador?

Esse teste permite ao atleta e seu treinador terem uma visão precisa de como seu corpo está produzindo energia e que consequências isso tem em relação às demandas metabólicas do exercício. É possível saber exatamente a intensidade em que se deve executar cada tipo de treino é fundamental para o desenvolvimento do atleta. Com o lactato, podemos definir as zonas de treino com precisão, otimizando assim a distribuição de carga e a recuperação do atleta.

Quem pode fazer esse teste?

Qualquer pessoa pode fazer esse teste mas, dependendo do objetivo, é recomendado que o atleta tenha algum teste prévio, como, por exemplo, uma ergoespirometria. Isso acontece no caso dos testes para determinação de estado estável e ritmo de prova, por exemplo.

De quanto em quanto tempo ele deve ser feito?

Depende do teste. Depende dos objetivos. Atletas profissionais podem fazer testes de lactato semanalmente. Às vezes eles fazem as próprias sessões de treinamento com coleta de lactato. Atletas amadores podem fazer no início de um ciclo de treinamento (como no caso da curva de lactato para determinação das zonas de treino), em momentos de necessidade de controle ou ajuste de carga, e perto de provas, para determinação de ritmo.

Existe alguma contra indicação para esse teste?

Não necessariamente, mas dependendo do objetivo, se o atleta estiver muito cansado ou num bloco muito intenso de treinamento, o resultado pode apresentar alterações não desejadas.

Só praticantes de corrida podem fazer o teste de lactato, ou outros esportes também?

De maneira nenhuma. Ele é bastante estabelecido tanto em esportes de endurance (corrida, ciclismo, natação, triatlo, etc.) como em esportes coletivos. Atualmente estamos trabalhando para desenvolver protocolos específicos para praticantes de diversos esportes, como Crossfit, tênis, lutas, com resultados completamente individualizados.

About the author

Michel Correa

Paulista de 44 anos, agile consultant e product manager.
Corredor de maratonas nas horas vagas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: