fbpx
Treinos

Como curtir o São João e manter a rotina de treinos?

Written by Michel Correa

Smart Fit dá dicas para quem não abre mão dos treinos e de aproveitar as festas juninas

O mês de junho pode ser desafiador para quem deseja manter a rotina de treinos e dieta e, ainda assim, curtir a maratona de festas de São João. A Smart Fit preparou uma lista com dicas precisas, mostrando que é possível, sim, fazer as duas coisas com equilíbrio.

O primeiro passo, de acordo com Guilherme Micheski, gerente Técnico da rede de academias, é compreender que se trata de um momento sazonal. Sua rotina será alterada, mas por um período determinado de tempo. Logo, o melhor a ser feito é aceitar que a performance será afetada e ajustar o plano de treinos para adequá-lo à realidade momentânea. “Dá para se divertir e se manter atento à saúde. Uma coisa não anula a outra, é mais uma questão de equilíbrio”, defende.

Os horários de treino e festa devem ser alternados, não comprometendo nenhum dos dois. Ou seja: se a festa for à noite, o ideal é treinar ainda pela manhã. “Nunca engate um no outro, porque a energia não será a mesma. O tempo de descanso é tão importante quanto aquele gasto na academia.”

E para quem acha que as danças das quadrilhas dispensam o cardio, Micheski avisa: “são coisas diferentes. Embora uma festa use muito da nossa energia e gere a sensação de cansaço, ela não substitui os exercícios de cardio.” Diminuir a intensidade ou o tempo de treino, considerando que mais tarde sairá para se divertir, é uma estratégia mais inteligente.

Para ter resistência nos dias de festa, regiões como pernas, core e lombar devem estar fortalecidas. Para esse fim, os melhores exercícios são: agachamento e suas variações, leg press, afundo, abdominais, prancha e extensão de lombar.  Confira o treino montado pela Smart Fit para quem deseja fortalecer membros inferiores e core:

Treino “São João”

AQUECIMENTO | 1 série – 45seg – sem intervalo
Agachamento 
Mobilidade de braços 
Prancha isométrica

PARTE PRINCIPAL | 2 séries – 45seg – 15 seg intervalo
Afundo com carga
Stiff 
Polichinelo
Supino Halter
Remada curvada fechada
Polisapato
Abdominal remador 
Prancha isométrica

VOLTA A CALMA | 1 série – 30 seg – sem intervalo
Alongamento de posterior
Alongamento de pescoço

Sobre a Smart Fit
O Grupo Smart Fit é líder do mercado de academias na América Latina e o quarto maior do mundo em número de clientes. Em fevereiro de 2023, o número de clientes ativos chegou a 4 milhões nas mais de 1200 unidades da rede. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 160 cidades, em todos os 26 estados e Distrito Federal. Fora do Brasil, atua em aproximadamente 140 cidades e 13 países. Conheça mais sobre a Smart Fit no site oficial

About the author

Michel Correa

Paulista de 44 anos, agile consultant e product manager.
Corredor de maratonas nas horas vagas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: