fbpx
Provas Tecnologia Treinos

Ciclista percorre 646 km e sobe 26.563 m em 78 horas no Rio de Janeiro 

Written by Michel Correa

Túlio Raunyr atingiu altitude equivalente a três Monte Everest em uma das rotas Strava mais conhecidas pela comunidade de ciclismo; em distância, é como se o atleta tivesse enfrentado o pico mais alto do planeta 73 vezes durante o trajeto iniciado no Horto e concluído no Alto da Boa Vista

São Paulo, abril de 2023 – No último dia 24, o ciclista Túlio Raunyr – @tulio.raunyr -, de 32 anos, registrou 646,1 quilômetros em pouco mais de 78 horas. Durante o trajeto, no Rio de Janeiro, ele atingiu 26.563 metros de altitude, equivalente a três Monte Everest. Este desafio, conhecido entre os atletas como Everesting, consiste em percorrer em qualquer lugar do mundo, a pé ou de bike, de uma só vez, os 8.848 metros correspondentes ao pico mais alto do planeta, localizado na Ásia. Quando se considera a distância, é como se ele tivesse enfrentado o Everest 73 vezes. Com base na atividade compartilhada no Strava, Túlio teve perda de 18.628 calorias (kcal). Veja a atividade aqui 

O local escolhido para o Everesting inclui diferentes tipologias de solo, tornando maior a dificuldade durante o itinerário. O ponto de partida foi no Horto, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, e finalizado no Alto do Boa Vista. 

Este não é o primeiro recorde pessoal de Túlio, que é primeiro-tenente da Marinha. Em seu tempo livre, ele também participa de competições do setor. 

O monitoramento do percurso, em uma das rotas Strava mais apreciadas pela comunidade de ciclismo, foi realizado pela plataforma e com base no GPS. “A todo momento eu olhava o aplicativo e pensava: falta pouco, estou quase. Mais à frente olhava novamente e via o quanto eu já tinha percorrido e o quanto eu havia perdido em calorias. A plataforma me ajudou muito e foi me guiando no trajeto. Às vezes colocava uma música e pedalava mais rápido, até conseguir, e no fim deu essa conquista, a maior da minha vida”, relata o ciclista. 

Detalhes da atividade / Crédito: Strava

Preparação

Túlio é primeiro-tenente da Marinha à qual presta serviços há mais de quatro anos. Há 19 pratica o ciclismo.

“Como já tinha realizado os outros desafios do Everesting (Quarter, Basecamp, Everesting, Everesting 10k, Everesting Roam Double), sabia que esse seria ainda mais difícil tanto para o corpo, como para o psicológico”, conta.

O atleta precisou fazer treinos de repetição duas vezes por semana em locais como a Mesa do Imperador, Estrada das Canoas, Estrada do Joá, Mirante Dois Irmãos, Rua Timóteo da Costa e Mirante do Pasmado. “Subi o máximo de vezes que consegui em uma zona de frequência Z2/Z3, parando para hidratação e alimentação depois de algumas subidas. Também fiz treinos longos uma vez na semana com no mínimo 3 mil metros de ganho de elevação”.

Outro detalhe prévio para o desafio envolvia as pausas. “Realizei um planejamento com o tempo designado para refeições, hidratação e trocas de roupas. Convidei amigos para ter um apoio psicológico. Alguns se disponibilizaram para fazer algumas subidas comigo e outros ajudaram acompanhando de carro ou moto para iluminar e dar um pouco de segurança durante a madrugada. Neste horário, a fadiga bate e o apoio nesse horário é fundamental”, explica.

Trajeto de Túlio durante o Everesting / Crédito: Strava

Suas motivações vieram das necessidades em sua infância na Paraíba. “Quando eu era adolescente e morava no interior, eu não tinha como ir para escola, não tinha ônibus. Eu tinha que ir de bicicleta e com isso veio a minha paixão. Ela surgiu da minha necessidade e hoje uso a meu favor para evoluir e incentivar mais pessoas ao meu redor”, diz.  

Sobre o Strava

O Strava é a principal plataforma para atletas e a maior comunidade esportiva do mundo, com mais de 100 milhões de atletas em 195 países. Se você usa, você é um atleta, e os aplicativos móveis e o site do Strava conectam milhões de pessoas ativas todos os dias. O Strava oferece aos atletas maneiras simples e divertidas de se manter motivados e competir entre si e contra os outros sem ter que estar no mesmo lugar ao mesmo tempo. Todos os atletas pertencem ao Strava, não importa onde vivam, que esporte amam ou que dispositivo usam. Junte-se à comunidade e aproveite ao máximo o seu esporte com uma assinatura do Strava.

About the author

Michel Correa

Paulista de 43 anos, agile consultant e product manager.
Corredor de maratonas nas horas vagas.
Embaixador Centauro Esportes

%d blogueiros gostam disto: