fbpx
Marcas

Estudo exclusivo da ASICS mostra o impacto da pandemia nas práticas esportivas

Written by Michel Correa

Caminhadas e corridas ao ar livre são as atividades mais praticadas atualmente, com 57% das respostas. 

97% entendem que esportes e atividades físicas são fundamentais para a saúde do corpo e da mente durante a pandemia.

Divulgação ASICS – Infográfico Pesquisa Croma

São Paulo, 9 de agosto – Um estudo exclusivo da ASICS, conduzido pelo Grupo Croma, procurou entender o impacto da pandemia nas práticas esportivas e a intenção de realizar atividades físicas no pós-pandemia. A pesquisa foi realizada com base na opinião de sete profissionais do esporte e de entrevistas online com 812 pessoas de todo o país, sendo 51% mulheres e 49% homens. 

É praticamente unânime (97%) o entendimento que esportes e atividades físicas são fundamentais para a saúde do corpo e da mente durante a pandemia. Para os profissionais, a pandemia levou as pessoas a entenderem a relevância que a prática esportiva tem na saúde mental e física, e não só na questão estética. 

“Essa pesquisa é muito importante para a ASICS pois mostra com clareza como a pandemia atingiu não só os corredores, mas também os que praticam outros esportes. Para a marca, um corpo são é fundamental para se ter uma mente sã. E esses resultados mostram que as pessoas estão prestando atenção para esse ponto”, afirma Constanza Novillo, diretora de marketing da ASICS América Latina. 

Caminhadas e corridas ao ar livre são as atividades mais praticadas atualmente (57%), principalmente entre homens (41%) e os mais velhos (61% com 55 anos ou mais, entre homens e mulheres). Já entre os mais jovens, a musculação em casa apresentou a maior incidência, atingindo 21% das pessoas entre os 18 e 24 anos. 

Manter a saúde mental é o principal motivo apontado para a prática de atividades físicas (66%), mas atrelado também à necessidade de prevenir doenças ou perder peso, ambos com 57% das respostas. “As pessoas passaram por um processo interessante de reflexão do quanto o esporte é importante na vida de cada um. Ao longo de tantos anos trabalhando com amadores, agora se vê o quanto as pessoas absorveram no seu estilo de vida o esporte como uma ferramenta de construção da sua saúde”, diz Claudio Castilho, treinador e um dos profissionais que participaram da pesquisa. 

No ano passado 40% das pessoas acabaram diminuindo a frequência de atividades físicas. Mas isto mudou em 2021, com destaque para o público feminino que aumentou em 47% essa frequência e dos moradores do Norte do país, que aumentaram em 51% o ritmo de exercícios, considerando homens e mulheres da região. 

A intenção da maioria das pessoas que já faz algum esporte é intensificar essas práticas após a pandemia (63%), principalmente entre os mais jovens (70% entre os 18 e 24 anos). As corridas de rua são vistas como oportunidades para essa retomada, contanto que todos estejam vacinados. 

Já entre quem não pratica atividades físicas atualmente, 45% deixaram de praticar esportes por causa da pandemia. As pessoas com idade entre 35 e 44 anos (71%) e do Nordeste (73%) são os que se mostram mais dispostos a praticar algo para melhorar sua saúde mental no pós-pandemia. 

A pesquisa também procurou entender o conhecimento sobre as corridas e desafios virtuais, formato que ganhou aderência durante a pandemia. Entre os profissionais, mudar a rotina e reinventar os treinos foi um desafio e as corridas virtuais foram uma ótima solução para manter o dia a dia, integrar pessoas e diminuir a ansiedade. Entre o público geral, poucos sabem das corridas virtuais, mas consideram a iniciativa boa ou ótima (67%). Dos que conhecem, 80% concordam que estimula e gera motivação. 

Sobre a ASICS 

Kihachiro Onitsuka fundou a ASICS em 1949 para realizar seu desejo de cuidar e fortalecer a juventude do Japão através do esporte e assim, contribuir para o desenvolvimento da sociedade. A ASICS defende e acredita na filosofia fundadora de “Anima Sana In Corpore Sano (mente sã em corpo são)”. Este propósito de marca representa o desejo de que pessoas de todo o mundo vivam vidas saudáveis e felizes, tanto no corpo quanto na mente, além da atenção constante em desenvolver esforços que visam preservar um ambiente sustentável. 

No campo da sustentabilidade, o uso de materiais reciclados e de baixa emissão de CO², bem como de fontes de energia renovável, ajudam na meta da ASICS de reduzir a emissão de CO² para 63% em todas as operações diretas e da cadeia de suprimentos até 2030. Entre as iniciativas ambientais globais com as quais a empresa se comprometeu estão a RE 100, que prevê o uso exclusivo de energia renovável em suas atividades, e o The Fashion Pact, que visa mitigar a mudança climática, restaurar a biodiversidade e proteger os oceanos. 

A ASICS também está permitindo que atletas em todo o mundo vejam, pela primeira vez, o impacto do movimento em suas próprias mentes. Usando uma combinação de tecnologia de escaneamento facial e coleta de dados de autorrelato, as pessoas serão capazes de capturar o impacto do esporte em 10 métricas emocionais e cognitivas – incluindo confiança, positividade, calma e foco – para ver como diferentes esportes impactam como pensam e sentem. A plataforma, chamada Mind Uplifter™, já está disponível em https://minduplifter.asics.com/ 

Buscando sempre incentivar o esporte como ferramenta transformadora do corpo e da mente, a ASICS oferece tecnologia inteligente para contribuir com a construção de uma sociedade na qual as pessoas estejam mais envolvidas com o esporte, um elemento importante para longevidade, saúde, atravessar as fronteiras nacionais, culturais e unir o mundo. Para mais informações, acesse https:// www.asics.com.br

About the author

Michel Correa

Paulista de 44 anos, agile consultant e product manager.
Corredor de maratonas nas horas vagas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: